domingo, 2 de maio de 2010

SACERDOTE

Em S. João Vianney se encontra a total identificação da vida com o ministério. Em Jesus coincidem Pessoa e Missão. João Vianney consegue harmonizar perfeitamente vida de ministro com santidade do ministério.






Pode por isso ser considerado perfeito discípulo missionário de Jesus Cristo. Nele, ele mesmo e todos os seus fiéis, encontraram vida.



É óbvio: o clero, em linha geral, goza de uma estima indiscutível na sociedade. Quer-se, certamente, tolerância zero. Mas é preciso reconhecer que também ele é formado por pessoas


humanas, cercadas de fraqueza. Por isso o Ano Sacerdotal leva a um novo empenho por sua santificação. Toda a Igreja reza por eles, de modo especial por aqueles que abandonaram o ministério. As faltas e desvios de conduta dos padres, infiéis aos compromissos sacerdotais, quer no plano do celibato, não vivido castamente, quer na administração dos bens, com desvios de recursos para fins pessoais, quer na desobediência às normas litúrgicas e canônicas, quer na falta de compromisso e de unidade pastoral, quer na falta de acolhida com rispidez descontrolada, machucam profundamente a Igreja inteira e seus pastores. Por isso pede-se insistentemente que todos os fiéis rezem por eles a fim de que tornem cada vez mais semelhantes ao Coração de Jesus.



Servi ao Senhor nosso Deus

Nos irmãos que estão a sofrer

Para que nenhum mais tenha que

De fome e sede morrer.



Servi ao Senhor com encanto

Louvando sem cessar

Ele nos ama tanto

E sempre está a nos cuidar



Servi na pobreza e obediência

No amor que é doação

Pois Deus é Pai de todos

E todos nós somos irmãos






















Neste Ano Sacerdotal, a Igreja destacará as grandes figuras do clero,que suscitam

admiração e respeito de todos. Padres zelosos, abnegados, queridos por todos, heróicos na sua missão, plenamente dedicados à causa do Evangelho. Deixaram tudo para seguir a Jesus Cristo e servir à causa do Evangelho, com amor intenso pelos fiéis. Eles merecem também nosso amor e admiração.








Desejamos, neste Ano Sacerdotal, a todos os nosso padres muita felicidade no seu ministério. Que vivam unidos entre si,

em torno de Cristo e se sintam amparados pelos Bispos, pelos colegas e pelo povo fiel, sob a proteção de S. João Maria Vianney que conseguiu, tão maravilhosamente, sintetizar sua vida e seu ministério. E que a Mãe dos Sacerdotes os ampare!











































"Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura" Mc 16,15-16.


SHALOM!

Um comentário: