domingo, 29 de março de 2009

Diaconato

Diácono:

É o primeiro sacramento da Ordem.

Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal("caráter") que ninguém poderá apagar e que os configura a Cristo, que se fez "diácono", isto é, servidor de todos. CIC 1570.

















ORAÇÃO.

Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e segue-me".

Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.

Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo.

Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores das servidoras do Evangelho, ajuda-nos a responder o Sim. Amém.







Diácono,

Lucas Antônio Mazzochini
















O que significa a ordenação Diaconal para você?

O que você espera da sua Igreja hoje?


Para mim a ordenação diaconal significa a confirmação do meu "sim" Àquele que me chamou, Cristo. Significa uma resposta livre e consciente a Cristo que primeiro nos amou e chamou. Ser diácono é viver em constante serviço a Cristo, vivo e presente no Próximo, na Palavra e na Eucaristia. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Não me torno diácono, para a minha glória, mas para a glória de Cristo e de sua Igreja. É uma entrega e abandono total a Cristo que me confia uma missão e concede sua graça para bem exerce-la.

Espero uma Igreja servidora e acolhedora. Mas, tenho consciência que eu mesmo tenho que ser servidor e acolher pelo fato de ser Igreja, de ser batizado. Espero uma Igreja que dê a esperança que provém do Cristo Ressuscitado a tantas pessoas desesperadas e sem sentido.
Tal esperança se reflete no nosso testemunho com verdadeiros discípulos missionários de Cristo.













Diácono ,
Eleandro Teles



O Diaconato é a confirmação da minha resposta ao chamado de Deus, para comprometer totalmente a minha vida no anúncio do Evangelho e no serviço ao povo de Deus. O diaconato é a consagração total da pessoa de Cristo e à sua Igreja, para viver do jeito de Jesus, buscando imitá-lo, mesmo que sempre imperfeitamente.
Da Igreja eu espero o anúncio incansável e corajoso da verdade de Cristo, do seu Evangelho, que liberta e humaniza a pessoa integralmente. Hoje, mais do que nunca, o mundo está sedento de Deus, de humanização, de vida. O homem pós-moderno, que vive na "era do vácuo", busca incansavelmente um sentido para a existência, uma esperança para vida. Esta sede de vida em abundância só Cristo pode saciar, porque Ele é a própria vida. Levemos Cristo ao mundo para que todos tenham vida.

Diácono,
Jocimar Romio










A Ordenação Diaconal significa, para mim a consagração a Cristo e à sua Igreja para o serviço ao próximo e o anúncio do Evangelho. É uma maneira específica de colaboração a Jesus Cristo por meio da cooperação à Ordem episcopal, numa Igreja Particular.


Espero da Igreja de Cristo hoje, que continue firme na fé paciente na tribulação e confiante no Espírito Santo, que nela habita.
Possa a Igreja continuar sendo sinal do Reino, num mundo cada vez mais deseperado.






Eleandro, Jocimar e Lucas

Local: Igreja Matriz São Pedro, Garibaldi- RS

Bispo Ordenante: Dom Paulo Moretto



' ' ...como aquele que serve' ' .
(Lc 22,27b)




SHALOM!





Nenhum comentário:

Postar um comentário